O que é gestão de riscos

Toda empresa deve fazer gestão de riscos se desejar evitar problemas que podem levá-la à falência.

Infelizmente, ainda há muitos gestores que não aplicam esse conceito dentro dos seus negócios, em grande parte das vezes por falta de conhecimento.

Sendo assim, nesse artigo eu tenho o intuito de mostrar a você tudo o que é preciso saber a respeito de gestão de riscos.

Vamos lá!

O que é gestão de riscos e como funciona?

No conceito tradicional, a gestão de riscos empresariais pode ser descrita como a coordenação de todas as atividades relacionadas da empresa.

O objetivo é vir a evitar que uma organização venha ser afetada de maneira negativa ou perca uma oportunidade positiva em um determinado cenário ou conjuntura no futuro, ou ainda por um incidente interno ou externo.

Assim, você pode ver que mais do que apenas evitar o risco de ameaças à sua empresa, a gestão de riscos também permite que se encontrem oportunidades que não podem ser desperdiçadas.

Portanto, uma empresa deve planejar-se e fazer uso de recursos materiais e humanos para minimizar riscos ou tratar problemas, ou ainda aproveitar oportunidades.

O funcionamento da gestão de riscos se dá com um comportamento dinâmico da empresa, de modo que possa se responder de forma rápida a determinados eventos, cenários ou incertezas tanto internas quanto externas.

Agora que você pôde ver o que é gestão de riscos e como ela funciona, é hora de saber como fazê-la dentro da sua empresa.

Acompanhe!

Como fazer gestão de riscos?

Para fazer uma gestão de riscos eficiente você deve levar em consideração seis etapas muito importantes: planejamento, identificação, análise qualitativa, análise quantitativa, planejamento de respostas e monitoramento.

Veja a seguir o que é cada uma delas:

  • PlanejamentoO planejamento trata-se da decisão de como é que o gerenciamento de risco será realizado. Esse planejamento abrange tudo, desde a metodologia a ser usada, as ferramentas que estão disponíveis e os recursos humanos, assim como a forma que o gerenciamento será executado
  • IdentificaçãoA identificação de riscos e compreensão das características de cada um deles é importante para posterior análise. Assim, é preciso pensar quais são os riscos que podem vir a afetar o seu negócio, avaliando todos os aspectos que envolvam possíveis incertezas e mudanças de cenários
  • Análise qualitativaPor meio dessa etapa você pode compreender qual é a importância do risco por meio de escaladas médias de probabilidade e de impacto. Assim, você avalia quais são os efeitos dos riscos sobre a sua empresa e classifica quais são os prioritários, ou seja, os que mais merecem atenção
  • Análise quantitativaNessa etapa você deve estar investigando o impacto e os efeitos dos riscos com uma precisão numérica. Por isso é importante trabalhar com aqueles dados existentes, investigando assim a probabilidade de cada risco e seus impactos na empresa
  • Planejamento de respostasDentro das etapas da gestão de riscos, o planejamento de respostas é extremamente importante, devendo ser construídas as estratégias de respostas para os riscos, bem como os planos de ações para cada um deles. As soluções encontradas para cada risco devem ser bem específicas, de modo que sua empresa possa aproveitar-se dos ganhos rápidos
  • MonitoramentoPor último, é importante acompanhar o comportamento dos riscos ao longo do tempo, bem como a adequação do nível de exposição existente. Para que isso seja possível, deve-se fazer uso de relatórios, sistemas e indicadores
  • Importância do papel do gestor de riscos na empresa
  • O papel do gestor de riscos em uma empresa é identificar os possíveis riscos, elaborar as estratégias e também executá-las para evitar problemas na organização e aproveitar as oportunidades que surgem.
  • Na identificação o gestor deve determinar a importância de cada risco, de modo a compreender quais são aqueles mais críticos para a empresa, ou seja, os que têm o impacto mais negativo sobre o negócio que gerenciam.
  • Assim, a empresa poderá priorizar aqueles riscos mais críticos que irão auxiliá-las a alcançar os objetivos estipulados, além de manter todos os outros sob controle.
  • O gestor de riscos também tem um trabalho externo e deve ser responsável por buscar soluções para os riscos da empresa.
  • Com isso o profissional, gestor de riscos, irá traduzir para o mercado as principais informações da empresa e também os potenciais riscos que ela possui.
  • Sem um gestor de riscos, então dificilmente será possível a empresa fugir dos cenários negativos que surgirem e também irá perder diversas oportunidades que poderia aproveitar para alcançar os objetivos estipulados.
  • Conclusão
  • Como você viu, a gestão de riscos é extremamente importante para qualquer empresa, mas ainda há muitas delas que negligenciam esse fator.
  • Neste texto, mostramos mais a respeito do gerenciamento de riscos, como ele funciona e qual é o papel e a importância do gestor de riscos para uma empresa.
plugins premium WordPress